As apresentações de palestras podem ganhar um toque especial para causar impacto nas pessoas que assistem. Dessa forma, é possível passar as informações que são necessárias e ainda deixar a marca pessoal na vida de alguém.
O que fazer para deixar as apresentações impactantes?
Para deixar as apresentações de uma palestra ou mesmo uma aula impactante é preciso primeiro entender bem o assunto que será falado. Afinal, estudar antes o tema gera autoconfiança, além disso, alguns outros pontos são necessários para ter sucesso, como:
- no caso de usar slides como ferramenta evitar colocar muito texto;
- usar no material escrito letras que a plateia consiga enxergar e ler;
- espalhar as informações ao longo da apresentação;
- não usar gráficos ou tabelas em excesso;
- usar imagens coerentes com o assunto;
- treinar várias vezes até ter domínio;
- buscar inspirações;
- conhecer o público-alvo;
- ter um roteiro;
- ser criativo e evitar que o público caia no sono ou perca o foco.
Pequenas mudanças geram grandes resultados, o melhor para tornar a palestra ou aula marcante é prezar pelo simples bem feito. Desse modo, usar ferramentas e materiais que sejam de domínio do palestrante para que as informações sejam bem passadas à plateia.
Marca pessoal nas palestras
Para que uma apresentação seja marcante, o palestrante ou professor deve procurar deixar uma marca pessoal durante suas explicações. Ou seja, algo que torne sua palestra única e que fique na lembrança das pessoas, como, por exemplo, usar o bom humor com piadas.
Quais ferramentas usar para fazer apresentações impactantes?
Para montar apresentações que impactem a plateia, sem dúvida, a ferramenta mais conhecida e usada é o slide, que facilita a montagem e exibição. Porém, há outros meios que o apresentador pode usar como recurso para passar a mensagem que deseja, por exemplo:
- peça de teatro;
- jogos ou perguntas que estimulem a participação das pessoas que assistem;
- levar convidados especialistas no assunto para passar suas experiências;
- fazer um show ou game show focado no assunto;
- usar música ou vídeo;
- contar uma história.
O importante é usar a criatividade e imaginação para fazer algo diferente e sair do convencional, pois as pessoas já se acostumaram com os slides. Mas, o treinamento e criação do roteiro com o passo a passo do sobre o que apresentar é essencial.
Criar uma história
Quem for se apresentar deve pensar em contar uma história, com começo, meio e fim, pois é preciso ter uma narrativa e linha de pensamento. Assim, quem tem dificuldades para apresentar pode contar com a experiência e treinamentos do Super Palestrante.